Musicalização 2012 - Terça-feira - 18h
Prezados Pais e Crianças da Turma de Musicalização da terça-feira, 18h.
Foi ótimo estar com vocês na aula do dia 04/04. Que alegria ver as crianças de volta e novas crianças chegando para compartilhar alguns momentos de música.
Vou falar um pouco sobre o processo de musicalização:
- Buscamos estimular o desenvolvimento da sensibilidade das crianças, a consolidação dos vínculos afetivos, e a musicalidade por meio de uma vivência musical com canções e rimas da cultura brasileira ede outras culturas. As pesquisas na área de educação musical tem relacionado as aulas de música com o desenvolvimento:
- da inteligência musical;
- da habilidade de cantar afinado;
- da sensibilidade e precisão rítmica;
- de movimentos expressivos;
- das preferências culturais;
- das conexões neurais.
- De acordo com o pesquisador americano, John M. Feierabend, ao experienciar atividades musicais, nós estaremos preparando as crianças para desenvolver as habilidades rítmicas, a percepção auditiva e a sensibilidade da expressão musical.
Um pequeno guia para a aula
- Os pais devem participar das propostas musicais junto com os filhos. A aula é de completa interação e a atenção deve estar voltada para a criança.
- As aulas são mais referências musicais para os pais, com objetivo de desenvolver um repertório musical, assim como compartilhar de momentos alegres junto aos filhos.
- As crianças, no início, podem ser tímidas nas respostas às atividades, mas em casa terão mais liberdade para cantar e dançar livremente. Isso é normal. É importante que os pais aprendam as atividades no decorrer da aula para que depois possam ensinar e compartilhar com as crianças em outros momentos.
- É necessário que os pais ajudem as crianças a se concentrarem no decorrer da aula, de maneira a não desviar a atenção dela mesma ou de outras crianças.
- Convide seu filho a participar, mas respeite o tempo dele. Tenha paciência e carinho! Uma criança é muito diferente de outra da mesma idade.
- Tente não conversar com outros adultos no decorrer da aula. O foco é sempre na criança e no pequeno núcleo familiar formado por ela e vocês.
- A rotina é importante. Procure manter a frequência.
Na nossa primeira aula, a música tema (que repetimos muitas vezes para memorizar) foi o "Alecrim". Levamos raminhos de alecrim para despertar o sentido olfativo e visual das crianças e para que elas conheçam mais um pouco do nosso mundo, por meio da música.
Cheira, cantar e dançar "Alecrim" pode ser o elo de ligação entre vocês, a criança e a nossa aula.
Fizemos também a música da "Abelhinha" brincando com os bambolês e desenvolvendo a noção de dentro e fora. Outra música foi "Joaninha", na qual brincamos com ritmos, andamentos e articulações diversas, alternando o lento e o rápido, o movimento mais contido e a improvisação ao correr e pular, a liberdade e a introspecção. Também ouvimos e brincamos com a "Sopa do nenén", do selo "Palavra Cantanda", relaxamos ao ouvir "O cravo brigou com a rosa", da cultura popular brasileira. As flores (o cravo e a rosa) serviram para estimular os sentidos e para as crianças conhecerem melhor do que se trata a canção.
Deixo para vocês um "link" no youtube com uma versão da música "Alecrim": http://www.youtube.com/watch?v=_s51K8mfIrM&feature=related
Um boa semana e até terça-feira!
Ilza
Nenhum comentário:
Postar um comentário